Sobrevivência nos indie games – This War of Mine : The Little Ones

Sobrevivência nos indie games - This War of Mine : The Little Ones


Bem vindo meus caros amigos, o Conselho da Toalha traz mais uma de suas  análises sobre elementos da cultura nerd, então pegue a sua toalha e vamos embarcar em mais uma aventura. Dessa vez,  sobre um jogo pc/vídeo  que dentro da sua simplicidade carrega uma expressiva carga emocional, um story telling que traz nostalgia aos jogadores de vídeo games através de elementos tão clássicos e ainda é uma excelente pedida para os jogadores atuais.

O jogo se chama This War of Mine: The Litle Ones   e foi lançado para PS4 e Xbox One  em janeiro de 2016 e surgiu recentemente no catálogo da PSN como um dos jogos brinde do mês de janeiro. Produzido pelo estúdio 11 bit para PCs e pela War Child para IOS e Android. Este jogo em 2D foi inspirado nos eventos do Cerco de Sarajevo que ocorreu entre 1992 e 1996 durante a guerra na Bósnia e causou cerca de 12 mil mortes  e mais de 50 mil feridos, em sua maioria civis.

Baseado nessa experiência é que o jogador vive a campanha do game, durante o dia deve fortalecer o seu abrigo e coletar itens que  poderão ser uteis para a construção de melhorias para o local, desde cadeiras, poltronas, jardins e camas, tudo possível para que tenha mínimo de conforto durante esses dias de tensão e medo. Também temos armas, capacetes, coletes e até reforço para as portas e aberturas que existirem no abrigo para que a noite seja o mais tranquila e segura possível.

A noite é um dos momentos mais tensos do jogo, é necessário que você precise escolher cuidadosamente quem irá proteger o abrigo e quem será o coletor, um membro do grupo que irá para locais abandonados ou não em busca de itens que possam contribuir nas melhorias do seu local de proteção e nesta hora que as decisões influem muito no que pode ocorrer nos dias seguintes da sua luta pela sobrevivência.

As decisões são de diversos tipos, entre roubar ou negociar, entre matar para sobreviver ou matar apenas para que possa ter mais algum novo ponto de coleta, essas decisões de fato fazem o jogador pensar no que é certo a se fazer em decisões extremas como as que se enfrenta no jogo já você não assume o controle de soldados, mas pessoas comuns, cidadãos que tiveram suas vidas arruinadas pela guerra e possuem o mínimo preparo ou quase nenhum para sobreviver por todos os dias da campanha e algumas decisões como assassinato causam um impacto grande no humor do grupo e na sua força de vontade a continuar sobrevivendo.

Diferente da versão de PC que foi lançada em 2014 chamada  apenas  This War of Mine, o remake  já vem incluído uma expansão chamada  “War Child Charity”  que traz crianças ao jogo  enfatizando o complemento do título “The Little Ones” e, de fato,  para os jogadores que sentem empatia pelos personagens que controlam, ter crianças entre os sobreviventes torna tudo ainda mais  difícil.

Em especial para o controle  dos seus dias de  cerco, pois as crianças estão suscetíveis a qualquer uma das situações extremas do jogo como serem feridas, atacadas ou até mesmo mortas em uma das diversas tentativas de saque que irão ocorrer durante a noite independente que saia para coleta ou não. As crianças não são apenas um conteúdo dramático no sentido negativo no jogo, mas mudam em muito o ânimo do grupo trazendo alegria para os momentos de tristeza e também suavizam um pouco a sensação de dias tensos que passam ao longo do tempo.

Um dos atrativos do jogo e o que pode ser considerado uma enorme justificativa para a sensação de tensão, é como graficamente ele é apresentado ao jogador, o uso do preto e branco impacta já como uma primeira impressão e a forma como são desenhados os personagens, como se fossem desenhados a lápis e as fotos de perfil de pessoas com rostos bem realísticos trazem uma sensação de realidade para quem assumir o controle de qualquer um dos membros da equipe. Inclusive as entradas nos seus diários pessoais, que relatam exatamente seus sentimentos a respeito da guerra, seus companheiros de sobrevivência e aos eventos que acontecerem dando mais expressão ainda ao seus status de humor seja alegre, triste ou  em um estado de depressão profunda.

This War of Mine: The Little Ones não é um jogo com gráficos espetaculares, gameplay totalmente inovador e cutscenes que vão deixar os jogadores impressionados,  mas ele atrai por ter um lado mais peculiar e para alguns gamers mais antigos um dos elementos essenciais  de obras de console anteriores, a tensão e emoção, fazendo você pensar cuidadosamente a respeito de cada aspecto de sua estratégia de sobrevivência e traz também a sensação mais realista possível dentro de uma situação que muitos sequer imagina: o cotidiano de um país que vive em guerra.

Conselho da Toalha

O lorde máximo desse Conselho, aquele que mantém tudo em ordem!

More Posts

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *