Por que precisamos de Liga da Justiça?

Por que precisamos de Liga da Justiça?

Bem vindos meus caros amigos, o Conselho da Toalha traz mais uma de suas  análises sobre elementos da cultura nerd. Pegue a sua toalha e vamos embarcar em mais uma aventura sobre esta cultura que cresceu de forma tão bela e incrível nestes últimos anos.

O tema desta vez é algo que pode parecer diferente aos olhos de muitos fãs deste mundo que se tornou tão competitivo desde que ambos os lados entraram no cinema, mas desta vez, quero falar do que significa a existência de um filme da Liga da Justiça.

Para muitos o objetivo deste texto pode parecer um tanto nostálgico, mas de longe este não é o objetivo. Desde que a Marvel iniciou o seu universo cinematográfico, causando um furor, a DC Comics passou a planejar o seu próprio e em parceria com a Warner iniciou o seu planejamento para lançar as adaptações cinematográficas de seus próprios heróis.

Desde o lançamento de Homem de Aço em julho de 2013, que foi a apresentação de Henry Cavill como o novo interprete do Superman, já foram lançados mais dois filmes em continuidade da construção deste universo (Batman vs Superman em março de 2016 e Esquadrão Suicida em agosto do mesmo ano). Também tivemos o surgimento de outros personagens icônicos da editora azul como o Aquaman com Jason Momoa Mulher-Maravilha com Gal Gadot que teve o seu filme solo lançado no dia 2 de junho, o que com certeza é um marco histórico para o mundo cinematográfico de heróis.

Apesar de tantas criticas e bilheterias gigantescas  o universo cinematográfico da DC é sólido, todos os seus filmes estão conectados de forma a levarem para o primeiro filme da reunião dos maiores heróis do selo: Liga da Justiça.

Afastando todo o lado eufórico devido ao trailer que foi lançado no dia 25/03, com uma ação de marketing que deve ser considerada muito inteligente mesmo que seja algo simples,  lançando diversos teasers dos personagens do filme com wallpapers temáticos. O que se pode perceber de muitos  fãs que realmente idolatram os personagens é um sentimento que vai não apenas por um momento cultural, que são os heróis saírem das paginas de HQs e ganharem vida nas telonas, mas ícones da infância estarem surgindo em um formato que para eles era apenas um sonho longínquo e em novembro este sonho irá se tornar realidade.

Apesar de Os Vingadores serem os heróis da infância de muitos jovens hoje, falar o que significa a Liga da Justiça é muito maior do que se pode descrever em simples palavras. Eles são um ideal, um estado de espírito ( parafraseando um certo palhaço que apareceu no filme mais recente a ser lançado no Universo DC)  e  muitas crianças viam na TV aberta a sua versão animada com os 3 maiores ícones dos quadrinhos  aliados a tantos outros do vasto universo DC Comics foi a marca mais viva que se tinha da adaptação destes grandes heróis , inclusive trazendo uma boa parte deste publico a ter interesse em ler os quadrinhos , e o momento de verdadeira apoteose será quando eles ganharem vida.

Um trailer pode mudar o mundo? Sim ele pode.

Foram apenas poucos minutos, uma amostra do que será visto no dia do lançamento, mas a empolgação de ver Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e outros personagens já se pode criar uma boa expectativa, principalmente para os fãs que conseguiram entender o momento no qual cada um dos filmes anteriores se tornou um estágio desta tão esperada reunião,  para muitos ainda existe uma expectativa do tema da animação ser adaptado ao filme sobre novos arranjos e saber como se deu a tão temida invasão alienígena que foi profetizada por Lex Luthor ao fim de Batman vs Superman.

Liga da Justiça é um filme que precisava ser feito porque não apenas se trata de uma reunião de heróis, mas também de alguns dos maiores ícones da história dos quadrinhos estarem pela primeira vez sendo adaptados em um mesmo filme. Não a como não se lembrar  de muitos nerds das antigas empolgados ao estarem na fila para a sessão de cinema, com suas camisetas de Batman e Superman ansiosos por ver este embate épico.

Ao ouvir os aplausos e gritos na primeira aparição em cena da Mulher-Maravilha e a imagem em primeiro plano dos três lado a lado. Exatamente igual a tantas capas de edições dos quadrinhos que eles viram, estas observações  foram  feitas no dia que eu assisti ao filme no cinema. Este sentimento nostálgico é o que pode definir e tentar entender o significado do que são estes heróis para o publico e a cultura dos quadrinhos.

Em novembro este clima irá retornar as salas de cinema porque agora todos os eventos dos filmes anteriores levarão aos espectadores a este grande momento. Ao vermos Aquaman, o rei de Atlântida surgir pela primeira vez junto do homem mais rápido, Flash e o jovem Ciborg, que é muito conhecido dos fãs das animações Os Jovens Titãs, que também fez parte da infância deste mesmo publico. Vermos o vilão Steppenwolf ter o seu momento em luta, melhor dizendo, na guerra entre a Terra e a civilização de Apokolips.

O filme com a direção de Zack Snyder ainda esta ainda muito longe, ainda faltam cinco meses para seu lançamento mundial, mas pelo menos ao ver esta pequena amostra já podemos nos satisfazer e alguns até se emocionar com a sensação de que será o maior filme produzido pela Warner/DC a ser lançado este ano e também para aquecer os motores para o primeiro filme solo da maior heroína que já existiu no mundo dos quadrinhos: Mulher-Maravilha.

Conselho da Toalha

O lorde máximo desse Conselho, aquele que mantém tudo em ordem!

More Posts

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *