O Triunfo da Infância

O Triunfo da Infância

Eu queria as vezes ter uma penseira, sabe a penseira do Harry Potter? Recapitulando rapidamente, é um artefato que parece uma bacia para lavar o rosto, onde você pode depositar suas memórias e mergulhando o rosto na “bacia”, você revive presencialmente memórias suas, ou de qualquer pessoa que as de para você.

Uma nova visão
Uma nova visão

Mas, por que falei isso agora? Porque eu queria muito, ver pelos olhos do Mauricio de Souza a primeira reunião com o Gusman, Sidney Gusman, responsável pelo selo MSP50. Para você desavisado e para aqueles que não vão as bancas nos últimos anos, o Sr. Gusman chefia um projeto que traz novos quadrinhistas (Peguei esse termo no google) para fazer uma releitura dos personagens do Mauricio, sempre com uma abordagem mais “Adulta”.

650x375_1358828

O termo “Adulta” está entre aspas por um motivo simples, quando falamos em quadrinhos “Adultos” pensamos logo em traços realistas e em cenas mais pesadas, como em Hellblazer, Lobo, Spawn, Sandman e por aí vai. Não é assim que funciona o MSP50, quando digo adulto, me refiro a profundidade e as metáforas em cada quadrinho. A Turma da Mônica é e sempre será um dos melhores e maiores caminhos para levar uma criança a leitura, ela não apenas faz a criança amar o ato de ler, como também ensina muitos dos valores que são raros hoje em dia. Porém, toda essa dedicação a criança faz com que os quadrinhos não tenham tantas camadas, nem uma abertura para abordagens mais sérias. E isso, é o que nos fascina no novo selo.

Você olha como adulto para situações do passado, você vê em cada integrante da turma, uma face do seu eu. Em “Laços” e “Lições” por exemplo, podemos ver a ligação de amizade e sinceridade na relação dos pequenos como nunca vimos antes, nós passamos a admira-los enquanto adultos. A solidão do Astronauta no espaço mexe com muitos dos seus próprios sentimentos ocultos. E as risadas com o Chico Bento em “Perigo Espaciar” são simplesmente impagáveis.PTA_5_Papa_Capim_Graphic_Novel

Quer uma dica que vale cada dia dos 50 anos de trabalho do grande Mauricio, gaste seu tempo e dinheiro com esse selo, você estará sem dúvida comprando mais que papel, você irá comprar memórias, momentos de risadas, momentos de lagrimas, estará comprando uma peça de museu, que hoje, irá te tirar da sua zona de conforto, mas daqui 20-30 anos, irá formar o caráter dos seus filhos e servir de porto seguro para você mesmo quando se perder.

Obrigado Mauricio,

Obrigado Gusman,

Vocês mudaram o quadrinho nacional, de novo.

Van Vento

Nerd completo, apaixonado por música, séries, filmes, quadrinhos, jogos, jogos, jogos! Aspirante a poeta. Hoje planeja como seria se apresentar no TED. 24 anos, trabalhou com venda de todas as coisas que já achou na Galáxia. Se dedica a ser um mestre pokemon e a fazer uma faculdade.

More Posts

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *